APQV e Fórum da Energia e Clima criam comissão temática “Qualidade de Vida e Bem-Estar das Populações” na CPLP

reunio-dos-coordenadores-das-comisses-temticas-e-observadores-consultivos-da-cplp-81_52394
reunio-dos-coordenadores-das-comisses-temticas-e-observadores-consultivos-da-cplp-87_52395

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) organizou a Reunião dos Coordenadores das Comissões Temáticas e novos Observadores Consultivos da CPLP, no dia 29 de setembro de 2022, na sede da CPLP.


A sessão de abertura contou com a intervenção do Diretor-Geral da CPLP, embaixador Armindo de Brito Fernandes, e o encerramento da reunião esteve a cargo do Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão.


O programa de trabalhos contemplou as intervenções dos coordenadores das comissões temáticas dos Observadores Consultivos da CPLP, designadamente: Promoção e Difusão a Língua Portuguesa; Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional; Educação, Ciência e Tecnologia; Ambiente, Cidades e Territórios; Assuntos Culturais; Direito e Justiça, Assuntos do Trabalho e; Economia, Empresariado e Investimento.
Após a apresentação dos novos Observadores Consultivos, nomeadamente da APQV – Associação Portuguesa da Qualidade de Vida, foram apresentadas propostas para a criação de novas comissões temáticas.


Neste ponto da ordem de trabalhos, o Presidente da Direção da APQV, José Manuel B. Teixeira, apresentou a proposta de criação de uma nova comissão temática, designada por “Qualidade de Vida e Bem-Estar das Populações”, proposta subscrita também pela associação Guardiões da Vida – Associação para o Fórum da Energia e Clima. A presente proposta foi aprovada pelos presentes na reunião.


A referida comissão temática tem como objetivo a criação de um Gabinete da Qualidade de Vida e Bem-Estar da CPLP, e será constituída por um Grupo de Trabalho com elementos das comissões temáticas pré-existentes, de forma a criar sinergias na promoção de estratégias orientadoras para a Qualidade de vida, tendo como pilar fundamental a população e o seu enquadramento enquanto cultura e estilo de vida.


É de ressaltar ainda, que a APQV se encontra também integrada nas comissões temáticas “Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional” e “Ambiente, Cidades e Territórios”.